OUTROS SITES:

Notícias

Toctao Urbanismo. Realizações em plenitude.

21 novembro 2017

Toctao conquista Prêmio Construir Mais, do Sinduscon Goiás

A Toctao Engenharia saiu vencedora do Construir Mais – 2º Prêmio Sinduscon-GO de Boas Práticas, realizado na noite de segunda-feira (13) pelo Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO). A construtora ficou em primeiro lugar na categoria Saúde e Segurança do Trabalho, em que era finalista com outras duas empresas. O Prêmio Construir Mais visa a apoiar o desenvolvimento contínuo e sustentável da indústria da construção, por meio da identificação, reconhecimento e premiação dos esforços e iniciativas de destaque consideradas boas práticas.

 

A Toctao concorreu com o projeto Trabalho pela Vida, composto por uma série de ações, como a manutenção do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho certificado na Norma OHSAS 18001:2007 e do Programa 5S; boas práticas para a promoção da saúde dos colaboradores; realização do Diálogo Semanal de Saúde e Segurança do Trabalho e de laudos ergonômicos para proporcionar maior conforto no ambiente de trabalho e evitar LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/ Distúrbios Ósteomusculares Relacionados ao Trabalho); estímulo à alimentação saudável com cardápios balanceados; campanhas de saúde e vacinação; promoção e apoio de práticas esportivas; realização do Torneio de Integração, de futebol; construção e manutenção de área de vivência humanizada; qualificação de mão de obra no canteiro de obras; Programa Troca de Capacete e bolsa de estudos para funcionários.

 

Além disso, a Toctao promove o Troféu João de Barro, que a cada quatro meses premia com sorteio de TVs e bicicletas a obra que não teve acidentes e obteve notas altas nas verificações de saúde, segurança, qualidade e meio ambiente. "A empresa entende que a conscientização para o trabalho seguro deve ser estimulada e incentivada constantemente", afirma Willy Chagas Santana, Engenheiro de Segurança do Grupo Toctao.

 

Willy conta que as ações de saúde e segurança do trabalho desenvolvidas pela empresa resultam em maior motivação e comprometimento dos colaboradores com sua própria vida. "Além disso, destaca-se a melhoria nos indicadores da empresa como redução dos acidentes de trabalho, principalmente os que geram afastamento, melhoria constante nos índices de desempenho das obras relativos à saúde e segurança e zero afastamentos por doença ocupacional nos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017”, finaliza.

 

Para chegar a esses resultados, a adesão dos colaboradores é fundamental. "O cuidado com a saúde e a segurança é importantíssimo para nós. Temos de entender que produção precisa caminhar ao lado da segurança”, afirma o mestre de obras João Batista de Magalhães, que trabalha há 16 anos na Toctao. Já o carpinteiro Jardiel dos Santos de Carvalho, há 7 anos na empresa, ressalta a importância de todos contribuírem para a segurança de si próprio e dos colegas. "Assim podemos trabalhar com mais tranquilidade, com a certeza de que vamos voltar para nossas famílias", afirma.