OUTROS SITES:

Notícias

Toctao Urbanismo. Realizações em plenitude.

28 junho 2017

Toctao Engenharia ganha Prêmio Nacional de Inovação

Concedido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), premiação é resultado do investimento em tecnologia e sustentabilidade feito pelo grupo.


A Toctao Engenharia é a vencedora do Prêmio Nacional de Inovação, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A empresa goiana foi uma das 34 selecionadas para a avaliação final, de um total de cerca de 4 mil inscritas, e uma das duas finalistas na categoria de processos e modalidade de médias empresas, na qual concorria. 

O diretor do Grupo Toctao, Geraldo Magela da Silva, e a gestora ambiental do grupo, Cinthia Martins, participaram da solenidade de premiação, realizada segunda-feira (26) no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Durante a apresentação da empresa ganhadora, foram destacados os resultados expressivos obtidos pela Toctao por meio de inovações em processos, entre os quais destaca-se a utilização customizada da ferramenta BIM, que controla os serviços executados e monitora tudo o que acontece nas obras em tempo real. Em termos de operação, a empresa implementou um novo processo para aplicação de argamassa de revestimento, proporcionando maior produtividade e qualidade com redução de perdas e geração de resíduos. Além disso, também desenvolveu uma miniestação de tratamento de efluentes (mini ETE), obtendo economia de água e menor impacto ambiental. 

Geraldo afirma que o prêmio é o reconhecimento pelos investimentos constantes em tecnologia e sustentabilidade feitos pela empresa, além de ser um incentivo para continuar buscando sempre a inovação. O diretor cita em especial a Mini ETE desenvolvida pelo Grupo Toctao em parceria com o Senai Goiás, que é capaz de reduzir o consumo de água potável nas obras em até 80%. “A Mini ETE foi uma das principais inovações da Toctao no último ano e representa uma ruptura dos padrões tecnológicos do mercado. É gratificante ver o trabalho da empresa, desenvolvido com tanta dedicação, em um dos prêmios nacionais mais importantes para a indústria. Meus agradecimentos especiais vão para o IEL e o Senai Goiás, nossos parceiros do dia a dia das inovações”, afirma.


Seleção 

As seleções para o Prêmio Nacional de Inovação foram realizadas em quatro etapas. Na primeira, as empresas fizeram uma autoavaliação, através de questionário, apontando notas para quesitos como cultura, comprometimento da liderança, aprendizagem organizacional, estratégias, estrutura favorável, recursos financeiros disponíveis, pessoas e marketing orientados à inovação. A Toctao se sobressaiu com seu sistema ousado de indicadores, a implantação do BIM e o uso da argamassa projetada com a utilização de silo, e adquiriu uma boa nota final. Na segunda fase, foi a vez de justificar, detalhadamente e com evidências, as notas apontadas. 

No penúltimo estágio, a Toctao recebeu em Goiânia o corpo técnico da CNI, formado por professores da Universidade Federal Fluminense (UFF), para avaliação e conferência das evidências e justificativas apresentadas na etapa dois. Por fim, na quarta etapa foi realizada avaliação por banca de jurados, que analisaram os relatórios feitos pelo corpo técnico na visita à empresa.