OUTROS SITES:

Notícias

Toctao Urbanismo. Realizações em plenitude.

06 julho 2017

Representante da Toctao integra missão técnica realizada pela CBIC

A gestora de meio ambiente da Toctao, Cinthia Martins, participou da Missão Técnica da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), uma viagem para Boston e Nova York com o intuito de observar a utilização do Building Information Modeling (BIM), impressão 3D no desenvolvimento dos projetos e construções sustentáveis, desde a concepção ao pós-obra. A missão incluiu a visita a escritórios de arquitetura, de desenvolvimento de projetos de engenharia, canteiros de obras e edificações prontas.

 

A profissional foi convidada a integrar a missão em razão do projeto Mini ETE, uma estação compacta e portátil de tratamento de efluentes de obras vencedora do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade de 2016 na categoria Gestão da Produção e P&D. Junto com ela também estavam vários representantes de construtoras e instituições premiadas em outras categorias. As visitas foram guiadas pelo arquiteto Antônio Macedo, consultor da área de construções sustentáveis e utilização do BIM. 

 

Em Boston, a Missão Técnica conheceu o Autodesk Build Space, um laboratório que reúne profissionais de arquitetura, engenharia e construção em um ambiente compartilhado e colaborativo voltado para experimentação de ideias, testes de protótipos e desenvolvimento de pesquisas. A Autodesk apoia os projetos apresentados por empresas, startups e estudantes e, quando aprovados, podem utilizar os equipamentos e softwares do local. Entre os projetos desenvolvidos, se destacam o da Startup Pillar Technologies, que prevê e previne danos na construção através de sensores e da Design that Matters, um berço aquecedor para recém-nascidos de baixo peso.

 

Ainda na cidade, Cinthia visitou o prédio Stata Center, pertencente ao complexo acadêmico do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Durante sua construção, um plano de gerenciamento de resíduos alcançou uma taxa de quase 100% de reciclagem. Atualmente, entre diversas preocupações com o meio ambiente, está a coleta de água da chuva para uso nos sanitários e a utilizada nas pias passa por um tratamento de retenção e filtragem em bombas alimentadas por painéis fotovoltaicos.

 

Já em Nova York aconteceu a visita a um dos maiores escritórios de arquitetura do mundo, o Gensler Office. São mais de 3.500 clientes nas áreas de educação, saúde, artes, aviação, governos e esportes, entre outros. Projetos como a Xangai Tower e design de marcas como da Havaianas estão na história do escritório. Foi possível perceber a importância dada pela empresa a sustentabilidade e cuidado com a comunidade, além da explicação sobre como é usado o BIM nos trabalhos desenvolvidos.

 

Outro local conhecido pelos participantes da Missão Técnica foi a Freedom Tower/World Trade Center, apresentada pelos responsáveis pelo empreendimento. O prédio possui o selo verde Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). Com mais de 540 metros de altura, a construção consumiu apenas 27 mil toneladas de aço, o concreto utilizado cumpriu rígidos requisitos ambientais e foi usada uma quantidade 40% menor de cimento, evitando a produção de 33 toneladas de dióxido de carbono.

 

Participar da viagem foi uma oportunidade única, segundo relata Cinthia. “As experiências e os conhecimentos adquiridos neste tempo transformaram e aprimoraram o meu modo de pensar sobre engenharia e sustentabilidade”, conta a gestora.